terça-feira, 17 de junho de 2008

Banco de sangue precisa de cães e gatos doadores

Banco de sangue precisa de cães e gatos doadores
Aberto desde fevereiro, Hemopet tem apenas 90 cães e nenhum gato cadastrado. Coleta é feita na residência do animal, sem dor nem corte de pêlos.
Alícia Uchôa Do G1, no Rio entre em contato
ALTERA OTAMANHO DA LETRA
A-
A+

Divulgação / Hemopet
Com doença do carrapato, a bulldog Francesa Mel precisou de transfusão(Foto: Divulgação / Hemopet)
O sangue está em falta. E não é só o humano. Cães e gatos também costumam penar para conseguir um doador compatível. Criado no Rio em fevereiro, o Hemopet, único banco animal fluminense, até hoje não tem sequer um bichano cadastrado em seu banco e apenas 90 cachorros para atender a todo o estado do Rio. ”Trabalhávamos numa clínica veterinária de internação e era desesperador precisar de sangue e não ter. Às vezes são 24 ou 48 horas até conseguir e não há tempo hábil para salvar o animal”, explica a veterinária Luciula Moreira, de 34 anos, uma das responsáveis pelo banco carioca.
Coleta é gratuita
Ela conta que, antes do banco, a opção era procurar um cachorro de um amigo que pudesse fazer a doação. “O ruim é que, assim, não dava tempo de fazer teste no cão e colocava em risco o doador e receptor”, lembra.Segundo a veterinária, a coleta é gratuita e feita na residência do animal, que ganha os exames completos. Já quem precisa de uma bolsa com o concentrado de sangue, precisa pagar a partir de R$ 150, dependendo da necessidade do bicho.

Divulgação / Hemopet
A rottweiler Jasmine é uma das doadoras do canil Von Bekman (Foto: Divulgação / Hemopet)
Saiba mais
» Cães doam sangue em Minas Gerais
» Cães na terceira idade precisam de cuidados como os humanos
» Boa forma para cachorro tem hidroterapia e esteira
» Saiba quais as vacinas indispensáveis para cães e gatos
» Saiba como evitar problemas para viajar com cães e gatos
» Conheça os cães que foram eleitos os melhores do Brasil
» Cães e gatos deixam sobras de lado e ganham rações especiais
Cães têm 12 tipos de sangue
Com 30 rottweiler no canil, o criador Thiago Bekman cadastrou seus cães no banco. “Para nós, criadores, é importante ter os exames sempre em dia”, diz ele.

De acordo com a veterinária, diferente dos humanos, os cães têm 12 tipos diferentes de sangue, o que torna a situação ainda mais difícil.Além de acidentes, as doenças caninas que mais requerem tranfusões são a doença do carrapato, anemia, doenças renais ou baixa de proteína. No banco de sangue, os exames são feitos antes da doação e a coleta só é realizada em cachorros saudáveis, conforme a necessidade de repor o estoque. Em gatos, a maior preocupação é a leucemia. “Várias vezes tivemos chamados e não pudemos atender. Só na semana passada foram 20 ligações precisando de sangue”, conta Luciula.

Quem pode doar
Para ser um doador é preciso ter mais de 25 kg, no caso de cães, 4 kg, para gatos. O bicho deve ter temperamento dócil, ter entre 1 e 8 anos, não ter passado por transfusões prévias e ter a vacinação e vermifugação em dia.Para quem tem medo de transformar seu animal de estimação em doador, o Hemopet explica: a ação é indolor, feita em casa com hora e data marcadas e não requer corte de pêlo. Após a doação, segundo a veterinária, o organismo recupera o sangue doado em pouco tempo.
Serviço
O Hemopet carioca funciona 24 horas por dia na Rua das Laranjeiras 84, Largo do Machado. Dependendo da necessidade e disponibilidade, o banco realiza a entrega do sangue. Para mais informações, clique aqui ou ligue (21) 7855-8898 / (21) 7854-5433.

Nenhum comentário:

 
Branquinha e Lani 107Branquinha e Lani 054